Dados do IBGE mostram que 33 cidades do Maranhão contam com uma posição geográfica um tanto quanto privilegiada – de frente para o mar.
Veja quais são essas cidades e entenda um pouco melhor sobre as Regiões Metropolitanas maranhenses e as principais áreas administrativas que se encontra hoje em dia.
Continue com a gente aqui, no Brasil de Fato RN, para saber mais!
Cidades maranhenses bem próximas ao Oceano Atlântico
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou alguns dados em 14 de julho de 2022. Dos 279 municípios brasileiros posicionados de frente para o mar, 33 cidades estão localizadas em Maranhão.
São elas:
- Alcântara
- Apicum-Açu
- Araioses
- Axixá
- Bacabeira
- Bacuri
- Bacurituba
- Barreirinhas
- Bequimão
- Cajapió
- Cândido Mendes
- Carutapera
- Cedral
- Cururupu
- Godofredo Viana
- Guimarães
- Humberto dos Campos
- Icatu
- Luís Domingues
- Paço do Lumiar
- Paulino Neves
- Porto Rico do Maranhão
- Primeira Cruz
- Raposa
- Rosário
- Santa Rita
- Santo Amaro do Maranhão
- São João Batista
- São José de Ribamar
- São Luís
- Serrano do Maranhão
- Turiaçu
- Tutóia
Além disso, os dados também apontaram que, em 2021, houve o fechamento de 81 Regiões Metropolitanas (RM’s) no Brasil. O estado de Maranhão conta com 3 RM’s. Confira quais são elas a seguir.
Regiões Metropolitanas do Maranhão, Brasil
Conheça as 3 Regiões Metropolitanas do Maranhão:
Grande São Luís
Formada por 13 municípios: São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa, Presidente Juscelino, Rosário, Santa Rita, Alcântara, Icatu, Bacabeira, Morros, Cachoeira Grande e Axixá.
Sudoeste Maranhense
Constituída por 22 municípios: Lajeado Novo, João Lisboa, Porto Franco, São João do Paraíso, Senador La Rocque, Vila Nova dos Martírios, Ribamar Fiquene, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Sítio Novo, Açailândia, Amarante do Maranhão, Buritirana, Campestre do Maranhão, Carolina, Cidelândia, Davinópolis, Estreito, Governador Edison Lobão, Imperatriz, Itinga do Maranhão e Montes Altos.
Zona Leste do Maranhão
Criada em 2016, devido à Lei Complementar Estadual n° 180, é composta por 7 municípios: Aldeias Altas, Caxias, Codó, Timon, Parnarama, São João do Sóter e Matões.
Áreas administrativas legais no Brasil
O IBGE indica recortes territoriais específicos que cidades do Maranhão – e de outros estados brasileiros – fazem parte. São áreas administrativas que foram constituídas legalmente e seguem as normas de instituições públicas – um exemplo disso são os “municípios costeiros”, de responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente.
De acordo com as atualizações desses recortes territoriais, o IBGE passa a ampliar ainda mais a sua produção de pesquisas e estatísticas – assim, é possível conhecer melhor o Brasil.
O gerente de Geografia do IBGE, Cayo Franco, explicou claramente o que são essas áreas. As palavras dele foram: “Esses recortes configuram áreas administrativas definidas por legislação ou atos normativos de outras instituições públicas. E o IBGE está comprometido a atualizá-los e disponibilizar estatísticas para eles devido à sua relevância para políticas públicas”.
Voltado a focar no Maranhão, vamos conhecer alguns desses recortes que o estado está integrado. Por exemplo, a cidade Timon compõe a Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) de Teresina, no estado de Piauí. Duas cidades – Timon e Araioses – fazem parte da região do semiárido brasileiro – a qual é formada por mais de 1.200 municípios, que estão distribuídos nos estados, além de Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Bahia, Sergipe e Minas Gerais.
Em adição, Maranhão ainda faz parte do MATOPIBA – uma área de produção de grãos – ao lado dos estados do Piauí, Bahia e Tocantins.
Alguns municípios maranhenses integram a Amazônia Legal, uma área com mais de 5 milhões de quilômetros quadrados – que corresponde à quase 60% de todo o território do Brasil. Diversos municípios do Maranhão compõem essa região, em conjunto com os demais estados brasileiros: Amapá, Acre, Mato Grosso, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.