Na segunda-feira, dia 25 de julho de 2022, o presidente Jair Bolsonaro reiterou a sua posição diante das sanções econômicas contra a Rússia. Ele deseja manter o fortalecimento de importações de fertilizantes da Rússia para o agronegócio do Brasil.
Entenda um pouco sobre a invasão russa no território ucraniano e qual é a posição de Jair Bolsonaro, o presidente do Brasil, nessa situação.
Continue com a gente aqui, no Brasil de Fato RN!
Invasão da Rússia na Ucrânia
Em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia invadiu a Ucrânia pela coordenação do atual presidente do território russo – Vladimir Putin. Diversas questões geopolíticas e mais o avanço da Otan no leste da Europa fizeram com que isso acontecesse.
A história desses dois países e as suas relações política, cultural e territorial foram ainda mais intensificadas no final do ano passado (2021). A Rússia se viu perdendo o poder de influência sobre a Ucrânia, o que acabou sendo um dos maiores gatilhos para dar início a esse conflito.
Já foram mais de 10 mil mortes registradas pela Acled nas terras ucranianas desde o começo da guerra. Esse número, provavelmente, é subestimado devido à grande dificuldade de realizar os registros em zonas de guerra.
Posição de Bolsonaro diante da guerra
O presidente do Brasil deixou claro a sua posição diante da guerra da Rússia contra Ucrânia. Em 05 de março de 2022, Bolsonaro falou que o país se encontra em uma “posição de equilíbrio”, onde afirmou ser a decisão mais sensata perante um conflito como esse.
As suas palavras foram: “O Brasil continua numa posição de equilíbrio. Nós temos negócios com os 2 países. Não temos a capacidade de resolver esse assunto. Então, o equilíbrio é a posição mais sensata por parte do governo federal”.
Além disso, o presidente também afirmou estar torcendo pelo fim da guerra.
Mais recentemente, no final de julho desse ano, Bolsonaro falou durante o Fórum Global de Agronegócios de 2022, em São Paulo, que não pretende aderir às sanções contra a Rússia para permanecer na sua posição equilibrada. Acrescentou dizendo que, sem o equilíbrio, o Brasil não teria os fertilizantes necessários para o agronegócio.
Sendo assim, Bolsonaro defende a decisão de manter os laços de comércio com Putin para que a produção de alimentos no Brasil esteja garantida.
O Brasil é a maior economia de toda a América Latina. Além disso, é o maior produtor de soja do mundo e, também, o maior exportador mundial de proteína animal.
O presidente do Brasil disse para a agência governamental de notícias chinesa Xinhua que: “Sem fertilizantes, nossa garantia de segurança alimentar e de 1 bilhão de pessoas no mundo estaria ameaçada”. E ainda acrescentou dizendo que, desde dezembro de 2021, o governo brasileiro procura ampliar o programa nacional de fertilizantes com o intuito de buscar novas alternativas às importações.
Os cenários ucranianos durante a guerra
O leste da Ucrânia recebeu a maior parte dos combates. Algumas regiões já estão totalmente destruídas, como o leste de Donbass – de acordo com o que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse. Ainda acusou a Rússia, depois de mísseis serem lançados em uma vila em Chernihiv, de uma “tentativa deliberada e criminosa de matar o maior número possível de ucranianos”.
Centenas de mortes e milhares de pessoas tentando fugir do atual cenário da Ucrânia. Desde o começo da invasão, algumas cidades ucranianas estão sob controle total da Rússia – como é o caso da Kherson.
Corpos espalhados pelas ruas da Ucrânia e números de mortes subestimados estão compondo as paisagens do país todos os dias. O presidente solicitou, no dia 27 de junho de 2022, que a guerra chegasse ao fim até o final do ano. Os recursos são escassos para proteger a população local e o país deve começar a enfrentar a época mais fria do ano – em dezembro, as temperaturas caem para abaixo de zero e, algumas vezes, podem chegar a atingir até – 14ºC.