Gabriel Jesus, o famoso atacante brasileiro, está começando uma nova jornada em sua vida. Depois de ficar quase 6 anos no Manchester City, o jogador foi transferido para o Arsenal no último verão (2021-2022).
Conheça um pouco mais sobre a história de Jesus e sobre a sua trajetória no mundo do futebol aqui, no Brasil de Fato RN!
Quem é Gabriel Jesus?
Gabriel Fernando de Jesus é um jogador de futebol brasileiro que atua como atacante. Atualmente, aos 25 anos de idade, faz parte das equipes da Seleção Brasileira de Futebol e do Arsenal Football Club.
Recentemente, a carreira na Premier League de Jesus deu uma grande volta e o jogador foi transferido – por £ 45 milhões – para o Arsenal Football Club, de Londres. O último clube em que esteve atuando era o Manchester City, onde marcou 141 gols em 236 jogos nos últimos 5 anos e meio.
No verão de 2016, Jesus assinou o contrato com o City do Palmeiras por £ 30 milhões. No entanto, só entrou no time, de fato, em janeiro de 2017 – quando foi liberado para mudar para a Premier League, aos 19 anos de idade.
O jogador participou de 4 títulos da Premier League, 3 Copas da EFL, além de uma FA Cup e uma corrida para a final da Liga dos Campeões de 2021.
Na liga da última temporada, Jesus ficou restrito a apenas 20 partidas. Apesar de ter feito 8 gols e 9 assistências, o jogador sabia que era a hora de procurar por um novo desafio.
Jesus evoluiu muito desde o início da sua carreira, e o jogador se adaptou muito bem para se tornar um atacante reconhecido mundialmente – como é hoje em dia. A seguir, conheça um pouco sobre a sua contribuição ao futebol ao longo dos anos.
Jornada de Gabriel Jesus de 2016 a 2021
Veja quais foram algumas das principais contribuições de Gabriel Jesus em meio de campo:
2016 – 2017
Quando tinha 19 anos, Jesus começou a sua trajetória no Manchester City. Era, principalmente, o número 9 e estava especializado em movimentos instintivos e manobras de curto alcance.
O primeiro gol que marcou pelo clube foi na vitória de 4 a 0 sobre West Ham, no Estádio de Londres, em primeiro de fevereiro de 2017. Jesus teve a campanha finalizada com 7 gols em 11 jogos, todos marcados de dentro da área.
2017 – 2018
Essa foi a primeira temporada completa em que Jesus esteve sob o comando de Guardiola no City. Participou de 42 jogos, sendo que, em 34 deles, atuou como atacante central. Ao todo, foram 17 gols marcados – e todos de dentro da área. Foi o período em que demonstrou uma forte ênfase na marcação de gols.
O momento mais marcante do jogador nessa temporada foi a marcação do gol, durante os acréscimos, na partida entre City e Southampton. Foi assim que Jesus garantiu a vitória da equipe e fez com que o time se tornasse o primeiro a chegar a 100 pontos em uma campanha de primeira divisão em toda a história do futebol – foram até apelidados de “centurions”.
2018 – 2019
Manchester City estava no topo depois de conquistar os títulos da Premier League, FA Cup e Copa da Liga. Jesus realizou 21 gols e 7 assistências em 47 jogos. O jogador foi usado como lateral esquerdo auxiliar em determinadas situações e, principalmente, na ponta de lança do ataque.
2019 – 2020
Foi nessa temporada em que Jesus deu seu melhor retorno ao City. O jogador marcou 23 gols e 11 assistências em 53 jogos. O atacante venceu, ao lado de toda a equipe, a Copa EFL.
Além disso, alcançou diversos recordes estatísticos em sua carreira – além dos melhores gols e assistências, Jesus também teve a sua melhor taxa de conclusão de passes e uma melhor classificação na média de dribles por partida. Percebe-se que foi aqui que o jogador começou a mudar sutilmente o seu estilo de jogo.
2020 – 2021
Jesus passou por uma suspensão, sofreu algumas lesões e ainda positivou para COVID-19. Tudo isso contribuiu para que o jogador passasse menos tempo em campo – o que prejudicou as suas estatísticas. Apesar de conseguir marcar 14 gols e 4 assistências nas 42 partidas jogadas, foi o seu menor retorno ao Manchester City desde 2016.
Jesus na temporada 2021 – 2022
A temporada atual foi marcada pelo menor número de aparições de Jesus no City. Participou de apenas 41 jogos e marcou 13 gols – também o menor número de gols já marcado pelo atacante. Porém, o número de assistências cresceu para 11 – bem melhor que o ano anterior.
O que podemos esperar, então, para as próximas temporadas?
Em 4 de Julho de 2022, o Arsenal Football Club anunciou que Gabriel Jesus havia deixado o Manchester City e passou a integrar na equipe do Arsenal em uma transferência de £ 45 milhões. O contrato estende-se até 2027.
Jesus, vestindo a camisa 9, vai ser o jogador com o maior salário do clube. O atacante estreou em 8 de julho de 2022 e já marcou 2 gols em um jogo amistoso – na partida de Arsenal X Nuremberg, onde venceram de 5 a 3.